Avarias em ferramentas
Desgaste é a perda contínua e microscópica de partículas da ferramenta devido a ação continua de corte. Além dos desgastes, diversas outras ocorrências aparecem na ferramenta em uso, como será visto. Todas essas outras ocorrências são denominadas de Avarias. Avarias
As trincas de origem mecânica podem ocorrer devido aos choques mecânicos,ocorridos durante a entrada ou saída da aresta de corte na peça. As trincas de origem mecânicas, ao contrário da trincas térmicas que se propagam perpendicular à aresta de corte, se propagam paralelas à aresta de corte. As trincas mecânicas ao se propagarem podem se interagir com as trincas térmicas e levar ao aparecimento de lascas.
A variação da temperatura na vida de uma ferramenta de corte e muito importante, com a variação cíclica de temperatura ocasiona uma variação cíclica de tensão a qual provoca formação de sulcos em forma de pente na aresta de corte da ferramenta. Estes sulcos, tecnicamente denominados trincas de origem térmica, são de enorme importância no que diz respeito aos mecanismos de desgaste da ferramenta de corte.
Quando as condições de corte são abusivas a ferramenta poderá sofrer lascamento ou quebra no primeiro ciclo ou giro. Caso a ferramenta seja corretamente especificada ela terá tenacidade suficiente para evitar sua quebra imediata. Mesmo possuindo tenacidade suficiente para evitar sua quebra imediata, a ferramenta de corte, estará sujeita a um carregamento repetitivo, que poderá gerar trincas, por fadigas mecânicas.
Os lascamentos excessivos de ferramentas de metal duro usadas no fresamento ocorre devido à existência de problemas durante a saída da aresta de corte da peça. Quando a ferramenta se aproxima da saída da peça ocorre uma rotação no plano de cisalhamento primário, tornando-o negativo, ocorrendo o fenômeno conhecido com formação do pé (foot forming). Isto faz com que as até então elevadas tensões de compressão