Avanços técnológicos e os esportes
2013
Esporte e os avanços tecnológicos
Com o passar do tempo,a tecnologia foi aperfeiçoada,isso facilitou muito a vida do homem,seu dia-a-dia ficou mais dinâmico e surgiram novas possibilidades.
Mas isso não ficou restrito apenas aos deveres domésticos e no campo industrial,com esse avanço tecnológico o esporte também foi beneficiado.
Um dos exemplos é na modalidade de natação.Ao observarmos os trajes usados há muito tempo vemos uma grande diferença com os atuais.
Em 1900 os maiôs utilizados pelos nadadores pesavam cinco quilos.Foi a Speedo que fabricou os primeiros maiôs de seda, mudando completamente o conceito da natação.Na década de 50, a empresa volta a inovar e fabrica o primeiro maiô de nylon lycra.
LZR o modelo ultra-moderno
O polêmico maiô LZR Racer, que vestiu 18 dos 19 nadadores que quebraram recordes mundiais em 2008, é feito com tecido ultrafino que repele a água e comprime os músculos. Assim, o nadador desliza com mais eficiência e menos esforço. Para chegar a esse modelo, a Speedo investiu pesado em pesquisa, contando com profissionais da Nasa e de universidades da Inglaterra e da Nova Zelândia. Depois de avaliar mais de cem amostras de tecido, escanear o corpo de 400 atletas, testar o traje em túneis hidrodinâmicos (similar aos túneis de vento usados para testar carros de Fórmula 1, mas, claro, com água no lugar do vento) e contratar um estúdio de moda para assinar a peça, o resultado veio rápido. Até maio de 2008, 37 recordes mundiais (em piscinas de 25 e 50 metros) haviam sido batidos com o LZR Racer.
MAIÔ DE GALA:Para colar na pele, LZR tem o dobro de elastano que uma sunga normal
MALHA FINA:O LZR Racer tem duas vezes mais elastano (30%) do que uma sunga normal, o que faz com que o maiô fique mais colado à pele. Além disso, o tecido é feito com fios mais finos, formando uma trama mais coesa que barra a entrada de água. Assim, o maiô não encharca nem forma dobras capazes de "segurar" a água.