Avanços tecnológicos da construção civil
“O ser humano nunca se deixa enquadrar por nenhum arranjo existencial” Leonardo Boff. A construção civil encaminha-se para o mesmo fluxo, as inovações crescem a todo instante com o auxílio do avanço tecnológico. As moderníssimas construções vão quebrando paradigmas construtivos antes impossíveis para as leis da física e hoje graças a pesquisas científicas e investimentos em novas tecnologias construtivas as possibilidades arquitetônicas e estruturais provocam no ser humano, no profissional da construção civil a capacidade de transcender.
1.0 Tecnologias ultrapassadas x Novas tecnologias: Novas tendências
No meio ambiente “todos” os seres vivos desenvolvem sua existência em um habitat específico de modo que cada um é extremamente habilidoso, por suas próprias características anatômicas, no meio que lhe compete. Animais marítimos, aéreos, selvagens, enfim, cada qual adaptado ao seu habitat, porém entre todos os seres existe o que se distingue dos demais, o ser humano.
Este último por suas próprias características anatômicas não apresenta nenhuma adaptação a um ambiente específico. Ele se distingue dos demais devido a sua capacidade de refletir, raciocinar, enfim, de pensar. Através desta incrível característica, de pensar, o homem consegue desenvolver meios que lhe proporciona vencer as adversidades impostas por qualquer habitat.
Esses meios produzidos são justamente o que se denomina de tecnologia. O processo de produção desse meio está intimamente relacionado com transcendência, pois a partir do momento onde o homem depara-se com uma limitação, ele começa a imaginar, criar e organizar as possibilidades de vencê-la, no momento em que ele faz isso está então transcendendo, ou seja, superando a imanência que lhe foi imposta.
1.1 Mecanização x Mão de obra
No mercado da construção civil esta relação não é diferente, o construtor busca de maneira insaciável melhor adaptar seus métodos construtivos para facilitar e melhorar seus processos,