Avanços científicos no iluminismo
Disciplina: História
Professor:
AVANÇOS CIENTÍFICOS NO ILUMINISMO
Ana Eliza Fausto da Silva1 Grazielle Bohora Silva Gonçalves2
Julia Stephany Velasques3 Maria Eduarda Quissini Dias4
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar sobre os avanços científicos que ocorreram durante o iluminismo, quais foram os cientistas que fizeram esses avanços possíveis e como isso afetou a sociedade atual.
2 DESENVOLVIMENTO
O principal local em que os ideais iluministas se disseminaram eram nas chamadas academias de ensino que eram escolas alternativas às universidades que surgiram na Europa entre os séculos XVII e XVIII. Elas tinham o objetivo de dar formação profissional a jovens nobres e burgueses. Nessas escolas eram comuns debates sobre as ideias de Locke, um filosofo inglês. Locke defendia a garantia dos direitos de um povo (proteção da vida, da liberdade e da propriedade). Para ele, esses direitos deviam ser prioridade de um governo, e se os governantes não pudessem, ou não quisessem respeitar esses direitos, o povo poderia derrubá-los e substituí-los por alguém melhor. Além de discutirem as funções do estado moderno.
Com essa busca pelo conhecimento, surgiram também organizações de incentivo à pesquisa científica em diversos lugares da Europa, como a Royal Society em Londres, Academia das ciências de Paris e as Academias de Berlim, São Petesburgo e Estolcomo.
Enquanto as ideias iluministas se espalhavam pela Europa, uma época de novas descobertas e inventos tomou conta do continente. O avanço científico dessa época colocou à disposição do homem informações tão diferentes quanto à descrição da órbita dos planetas e do relevo da Lua, a descoberta da existência da pressão atmosférica e da circulação sanguínea e o conhecimento do comportamento dos espermatozoides. A Astronomia foi um dos campos que deu origem às maiores revelações. Seguindo o