Avanço da educação popular
SERVIÇO SOCIAL NA ESCOLA
A contribuição do serviço Social consiste em identificar os fatores sociais, culturais e econômicos, que determinam os processos mais existentes no campo educacional no atual contexto, tais como: evasão escolar, baixo rendimento escolar, atitudes e comportamentos agressivos, etc.
Estas constituem-se em questões de grande complexidade e precisam necessariamente de intervenção conjunta com outros profissionais, tais como: Educadores, Assistentes Sociais, Psicólogos, dentre outros, alem da família e dirigentes governamentais, Possibilitando consequentemente uma ação mais efetiva.
O AVANÇO DA EDUCAÇÃO POPULAR
O avanço da educação popular
No período que vai de 1946 a 1964, no Brasil estava ocorrendo grandes mudanças, o que ocasionou um certo desenvolvimento dos movimentos populares, como por exemplo: as eleições diretas que ocorria de vereador a presidente. Mais tratou-se de uma democracia limitada já que os analfabetos não puderam votar e as desigualdade na distribuição de renda e da propriedade da terra tornavam quase impossível a participação dos mais pobres.
No campo educacional, a participação popular também avançou: o ensino técnico-profissional conseguiu, ao menos legalmente, sua equivalência com o secundário, a lei de diretrizes e bases da educação nacional, promulgada em 1961, foi constituída durante treze anos no congresso nacional, ao contrario de todas as anteriores, impostas pelo poder executivo.
Desenvolveu-se intensa luta no sentido de ampliar o acesso a escola pública e gratuita; difundiram-se campanhas e movimentos de educação popular, especialmente de