AVAN OS DA NEUROCIENCIA
Um dos casos mais famosos do avanço da neurociência é o de Stephen Hawking, o físico mais famoso do planeta, que é portador de uma doença que paralisa todos os movimentos do corpo.
Com a ajuda de neurocientistas, Stephen Hawking poderá usar a mente para se comunicar. Philip Low, professor da Universidade Stanford e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ambos nos Estados Unidos, vai substituir o movimento da bochecha, que controla o sistema de comunicação de Hawking, por um comando cerebral.
Cientistas conseguem ler os pensamentos de macacos: O experimento é bastante simples. Enquanto monitoram o cérebro dos macacos, os cientistas projetam em uma tela uma bolinha e um alvo. A tarefa dos macacos é movimentar a bolinha em direção ao alvo. Para realizar este exercício, o macaco precisa de três informações: a posição da bolinha a ser movimentada, a posição do alvo, e um vetor de velocidade para deslocar a bolinha em direção ao alvo. A decodificação da atividade dos neurônios permite saber para onde o macaco está pensando em mover a mão antes mesmo que qualquer movimento seja iniciado.
Games podem melhorar a coordenação motora de crianças: A pesquisa, feita em 2009 por cientistas da Universidade de Deakin (Austrália), reuniu 53 crianças de três a seis anos de idade. Elas realizaram diversas atividades físicas que envolviam controlar um objeto (uma bola, que deveriam chutar, conduzir, fazer quicar, etc.) e as crianças que costumavam jogar jogos de videogame “interativos” (com movimento) tiveram os melhores resultados.
Como a música muda seu cérebro: Segundo o médico Charles Limb, da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, as canções penetram em sistemas fundamentais de nosso cérebro, que são sensíveis à melodia e às batidas, e exercitam nosso cérebro de maneira única.Além do fato de algumas musicas ficarem presas a sua cabeça exercitando o cérebro, tem o fato de que ela induz sentimentos, também. Certas músicas são associadas com a