Avalição Psicologica
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA· AULA 01
Avaliar é atribuir valor de modo que possamos conhecer em termos relativos ou absolutos o quanto existe de alguma coisa em um dado momento ou diante de alguma situação específica.
Quando avaliamos obtemos parâmetros que nos permitem explorar o que está a nossa volta, conhecer, comparar, antecipar ou prever acontecimentos, deste modo podemos, através de intervenções conscientes, evitar situações indesejáveis e, por outro lado podemos planejar e promover acontecimentos do nosso interesse e que venham a satisfazer nossas necessidades.
Por exemplo, se constatamos que uma planta para florescer e frutificar precisa de MAIS água ou de MENOS luminosidade do que uma outra, buscamos favorecer essas condições através da rega adequada da primeira e da remoção da segunda para uma área com MENOR intensidade luminosa.
Mas estamos falando de avaliação psicológica, e o exemplo acima pode nos servir como uma analogia.
A Psicologia busca explorar e compreender todos os processos e fenômenos associados à mente humana, os quais se traduzem em escolhas, comportamentos, opiniões, crenças, objetivos, valores, juízos, etc.
Não temos acesso direto a esses processos e fenômenos, mas podemos observá-los, qualificá-los (classificações) e quantificá-los à medida que se repetem sob condições similares.
Todos os processos e funções mentais, como a percepção, a cognição, a afetividade e as emoções, as habilidades de expressão e relacionamento, as aptidões específicas, etc., são do interesse da psicologia em particular e da humanidade em temos gerais.
A avaliação psicológica pode ser empregada para diferentes objetivos e finalidades, mas os três campos em que é normalmente solicitada são: o clínico, o organizacional e o escolar.
Na Psicologia a avaliação pode ser empregada na área educacional, para verificar aptidões e desempenho, prontidão e maturidade para ingressar em uma dada série, assim como dificuldades de