AVALIAÇÕES DO NÚMERO DE PERFILHOS E PESO DAS RAÍZES DE CAPIM-MOMBAÇA COM DIFERENTES GRAUS DE DESFOLHAS
CHAGAS, Hozana Alves (Estudante IC)1; REIS, Cláudio Samara (Orientador)1; OLIVEIRA, José Orlando (Colaborador)1; SANTOS, Wallacy Barbacena Rosa (Docente)1; CAMPOS, Cristiane Mendes (Estudante)1; GONTIJO, Lessando Moreira (Docente)1
1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Câmpus Morrinhos - GO. hozanachagas@yahoo.com.br;
RESUMO: O trabalho foi desenvolvido com cinco blocos, sendo que cada um comportava cinco tratamentos. As podas foram realizadas manualmente com tesoura de modo similar como se ruminantes tivesse pastejado o capim em níveis diferentes. Foram estimados a taxa de peso das raízes remanescentes e número de perfilho, para avaliar a relação entre diferentes graus de desfolha do capim - Mombaça durante todo o experimento. Com os resultados das médias adquiridas durante o desenvolvimento do trabalho é possível identificar o melhor Tratamento para o manejo de pastagem rotativa de animais, e esclarece que apesar de não prejudicar o perfilhamento do capim – Mombaça, o excesso na desfolha afeta no enraizamento da gramínea, o que pode fazer com que esta pastagem degrade, de forma a ficar inadequada quanto a nutrição animal.
Palavras-chave adicionais: Taxa de peso de raízes. Diferentes graus de desfolha. Perfilhamento
INTRODUÇÃO
Saber o período de descanso da pastagem é obter uma maior satisfação no desempenho da gramínea, portanto o manejo é de extrema importância para esses resultados. Esses períodos de descanso de forma adequada propiciam a restauração da área foliar,a intercepção da luz, a produção de forragem, a restauração das reservas orgânicas (CÂNDIDO et al., 2005 ). Obtendo essas informações, é necessária a avaliação das relações entre os elementos bióticos e abióticos, em cada sistema, para o melhor estabelecimento de bases de manejo que culminem em rendimentos agrícolas favoráveis (MÜLLER et.al, 1998).
A