avaliação
A INFLUÊNCIA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE LEITURA.
Há consenso entre muitos autores nacionais e internacionais que na leitura são utilizados duas rotas: a Rota fonológica e a Rota lexical.
Na Rota lexical ocorre o processo visual direto, ou seja, o aluno ouve uma palavra e busca informações armazenadas em seu léxico para relacionar com seu campo semântico e significado colocando assim a palavra recebida em um contexto (sintático). Na Rota fonológica o aluno é capaz de fazer relação/conversão do grafema com o fonema.
Todo esse processo acontece rapidamente e automático, se acontece alguma falha na habilidade fonológica certamente o aluno apresentará dificuldades no processo da leitura.
Um leitor iniciante, ou seja, um alfabetizando utiliza com frequência a rota fonológica, pois está em processo de codificação e decodificação, a lexical só é usada quando a palavra já está decodificada e armazenada.
A consciência fonológica é a capacidade metalinguística, ou seja, capacidade de refletir sobre a nossa língua, que permite analisar de forma consciente sobre a estrutura fonológica da linguagem oral. Portanto consiste em perceber que a frase pode ser segmentada em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas. É necessário ter o conhecimento de que palavras são construídas por sequências de sons e fonemas representados por grafemas. Para a aquisição da leitura em uma língua cujo sistema da escrita é alfabético é necessário entender tal processo.
Bryant &Bradley (1985) afirmam que a consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. Capellini (2009) desenvolveu um estudo para identificação precoce dos problemas de leitura com escolares de 1° ano do ensino fundamental Municipal na Cidade de Marília. Participaram deste estudo 83 alunos