Avaliação
Instituto de Ciências Humanas e Sociais- ICHS
Departamento de Educação - DEEDU
Professor: Marco Melo
Disciplina: Avaliação Escolar
Questão 1:
Identificar e analisar a proposta pedagógica da avaliação
A proposta pedagógica da provinha Brasil é a de avaliar, sem finalidades classificatórias, o nível de alfabetização e letramento das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização, descrevendo as competências e habilidades dos estudantes.
A prova é realizada em dois momentos: no início do ano letivo, preferencialmente até mês de abril e ao final desse mesmo ano, pois dessa forma crescem as possibilidades dos professores e gestores intervirem no processo educativo, possibilitando e colaborando para melhorias na qualidade do ensino ministrado pela escola.
Atualmente, a prova é composta por 20 questões de múltipla escolha. Cada questão possui quatro alternativas. As provas são avaliadas pelo professor ou aplicador dos testes, fornecendo respostas imediatas à equipe de gestores e ao próprio professor para que sejam desenvolvidas alternativas para a melhoria do ensino.
Além de levar em conta os conceitos de alfabetização e letramento durante o processo de avaliação, utiliza-se uma teoria desenvolvida pelo INEP para testes de desempenho, tendo por finalidade coletar informações mais precisas sobre as questões de múltipla escolha, atentando para três parâmetros como o de discriminação, dificuldade e acerto casual, identificando se o aluno soube interpretar ou não a questão, suas dificuldades e habilidades em determinadas ocasiões, dentre outros aspectos.
Questão 1.2
Identificar e analisar se o instrumento avalia o processo de aprendizagem e/ou a capacidade do aluno: (Justificar)
Considerando que a Provinha Brasil é uma avaliação diagnostica e é realizada em dois momentos do ano letivo, ela avalia o ponto de partida de um aluno e se os objetivos do planejamento do professor foram alcançados. A avaliação provinha