avaliação
O território brasileiro é formado por terrenos muito antigos. Por serem muito velhos, esses terrenos já foram muito gastos pelas chuvas, pelos rios, pelos ventos, etc. Por esse motivo, o relevo do Brasil não apresenta mais grandes montanhas nem vales profundos. Ele é formado, em sua maior parte, por extensos planaltos e por algumas grandes planícies.
As terras com mais de 200 metros de altitude fazem parte dos dois grandes planaltos: o Planalto das Guianas e o Planalto Brasileiro.
. Planalto das Guianas – Está localizado no norte do Brasil e se estende por terras da Venezuela e das Guianas. Acompanhando as fronteiras com esses países, existem diversas serras. Numa delas (serra do Imeri), perto da divisa com a Venezuela, está o ponto culminante do país: o Pico da Neblina, com 3 014 m de altitude. .
Planalto Brasileiro – Ocupa a maior extensão do território do Brasil. Por ser muito grande, pode ser subdividido em quatro partes:
a) Planalto Nordestino – localiza-se principalmente no Maranhão e Piauí.
b) Planalto Atlântico – estende-se pela porção leste ou oriental do país. É na região Sudeste que aparecem suas maiores altitudes e onde ocorre o relevo mais acidentado do Brasil. Aí se destacam as serras da Mantiqueira no norte do estado do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e no Espírito Santo, e a serra do Mar, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
c) Planalto Meridional - Está localizado no Sul do Brasil. Sua parte mais alta fica a leste, onde existe a serra Geral.
d) Planalto Central - Localiza-se no centro e oeste do país. Nesse planalto, o relevo é geralmente suave.
As planícies do Brasil - Além de pequenas áreas mais ou menos planas localizadas no interior dos planaltos, o Brasil possui três grandes planícies.
. Planície Amazônica – É a maior do país e fica entre o Planalto das Guianas e o Planalto Central. Corresponde a área que margeia o rio Amazonas..
Planície do Pantanal – É uma área de terras baixas que