Avaliação T O
Ela é vista como uma das mais antigas e focaliza: o desempenho individual, compara as pessoas que desempenham funções similares, analisa as responsabilidades da pessoa ante as atividades desempenhadas, mensura os resultados atingidos pela pessoa com base em metas, associa o desempenho com competência e analisa os atributos pessoas e comportamentais.
Objetivos da avaliação de desempenho T/O- processo que utiliza instrumentos ou ferramentas cujos resultados devem orientar as ações das pessoas na empresa, assim visa:
-Definir o grau de contribuição de cada funcionário para a organização, considerando suas competências e desempenho, identificar os funcionários que se encontram acima ou abaixo da media do desempenho requerida pelo cargo, obter subsídios para redefinir o perfil requerido dos ocupantes do cargos, obter subsídios para remuneração e promoção, obter subsídios para a elaboração de planos de ação para desempenhos instatisfatorios.
Métodos da avaliação T/O- checklist – método que tem uma forma simples de aplicação, apresenta uma lista contendo os adjetivos que descreve o comportamento relacionado ao trabalho. Cada item da lista reflete-se em uma qualidade positiva ou negativa que o funcionário pode possuir. Instrumento de avaliação unidirecionalmente (de supervisor para funcionário) recomendável um feedback para posicionar o funcionário sobre o resultado da sua avaliação realizada pelo supervisor.
Escala gráfica- método de avaliação mais utilizado e divulgado, sua aplicação requer uma multiplicidade de cuidados, a fim de diminuir a subjetividade e o pré-julgamento do avaliador que podem ter enorme interferência. Pode ser aplicado a um numero grande de pessoas, tem vantagens (ser facilmente explicado, entendido e se necessário, trocado ou alterado) e desvantagens (pode ficar sujeito a distorções e interferências