Avaliação e intervenção - Fisioterapia
Nome do teste
Referência completa da publicação
Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI)
Haley, S.M.; Coster, W.J.; Ludlow, L.H.; Haltiwanger, J.T.; Andrellos, P.J. Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI): development, standardization and administration manual, version 1.0. Boston, MA: New England Medical Center Inc., 1992.
Custo aproximado Fonte
(manual): US$ 106,00
Folha de escore (pacote com 25 unidades): US$ 25,00
Objetivo
Objetiva avaliar as habilidades e o nível de independência no desempenho de atividades funcionais, no ambiente típico da criança, em três áreas: auto-cuidado, mobilidade e função social. Neste teste, a independência da criança é inversamente avaliada através da quantidade de assistência que é fornecida pelo cuidador no desempenho de atividades funcionais. O PEDI se destina aos seguintes propósitos: 1) identificar a existência de atraso ou déficit funcional, bem como caracterizar a área e extensão do atraso; 2) Avaliar longitudinalmente o progresso individual ou de grupo clínico, conseqüente ao programa de reabilitação infantil; 3) Servir de instrumento para documentação de desfechos em programas de intervenção e serviços de reabilitação; 4) Avaliar dois aspectos do desempenho funcional que são capacidade e performance. No teste PEDI, capacidade é avaliada nas escalas de habilidades funcionais (Parte I) e performance é documentada nas escalas de assistência do cuidador (Parte II).
Capacidade refere-se ao desempenho de atividades e tarefas em situação ideal ou ambiente padronizado, informando sobre o potencial ou nível de melhor desempenho da criança. Performance refere-se ao uso ou manifestação natural dos comportamentos funcionais em ambiente de referência da criança.
Tipo de clientela e ou população – idades, grupos específicos?
Crianças na faixa etária entre 0 (6 meses) e 7,5 anos de idade, portadoras de vários tipos de problemas de saúde ou