Avaliação a Distancia Faculdade
Neste contexto, considere a seguinte definição de Contabilidade Social:
É uma técnica, similar às dos sistemas de contabilidade convencional, com o propósito de apresentar informações sintetizadas, cifradas em unidades monetárias, a respeito dos vários tipos de transações econômicas ocorridas em um determinado período de tempo, entre os diversos agentes produtivos participantes do sistema econômico de um país. (Rosseti, 1997. Pág. 43)
Utilizando-se da definição apresentada, justifique, fundamentando sua resposta, por que as seguintes expressões são utilizadas para a apresentação desta definição: (2,5 pontos)
a) É uma técnica, não uma ciência;
R: Se situa como uma técnica devido ao fato de ser um instrumento para se chegar a apuração de informações, fazendo parte de uma ciência e não de um estudo aprofundado meticulosamente para se descobrir quais métodos se deve considerar para chegar a tal resultado.
b) É similar, não diretamente derivadas da contabilidade convencional e seus sistemas;
R: Possui sistema similar ao da contabilidade convencional, porém, os dados estudados são de esfera social e não se ref. a patrimônio por exemplo.
c) É uma síntese de informações, não detalhadas e são apresentadas de forma pormenorizadas;
R: Não é possível se ter informações minuciosamente visto se tratar de pesquisas sociais, onde há fatores que impossibilitam ter contato com toda a gama pesquisada, devendo-se assim se tirar uma média geral. d) Seus dados são apresentados em unidades monetárias e não outras unidades de medidas;
R: Se deve ao fato de que ao se estudar diversos fatores, com diferentes medidas, precisa-se encontrar um ponto comum para servir de parâmetro, que no caso é a conversão em unidade monetária.
e) Transações econômicas e não situações econômicas.
R: Transações