Avaliação social filme Estamira
2. OBJETIVO DO ESTUDO SOCIAL
O presente levantamento de dados foi realizado através do filme Estamira, com vista a subsidiar estratégias para a efetivação do curso “Avaliação Social”.
3. PROCEDIMENTOS ADOTADOS
Observação
4. SITUAÇÃO SOCIAL
Nome: Estamira Idade: 62 anos Filhos: 03 filhos Local de Trabalho: Aterro Sanitário
5. SITUAÇÃO SOCIAL
Estamira, senhora vaidosa, trabalha há 20 anos no aterro sanitário, conta que “...adora trabalhar no lixão...”, nesse aterro trabalham idosos e crianças, que se alimentam dos produtos retirados dali, “... escravos disfarçados de libertos...”. No aterro ela tem amigos, um deles Teobaldo Sá, mora no aterro, conta que leva sua vida digna com esse trabalho “... meu barraco é sagrado.” “...o lugar aqui não é ruim, é a minha felicidade.”
A moradia de Estamira é precária, reside sozinha. Sua residência é distante do aterro onde trabalha, o que faz com a usuária necessita utilizar transporte público e parte do trajeto percorre à pé, diante desta dificuldade Estamira permanece por algumas noite no local de trabalho, dormindo em locais em péssimas condições.
Grande parte dos seus alimentos sai do aterro, onde recolhe estes alimentos que encontra durante o trabalho. Os filhos e netos a visitam seguidamente. Muitas destas visitas acabam em discussões religiosas em virtude da descrença em Deus por parte de Estamira.
Estamira conta que na infância seu avô estuprou ela e sua mãe, aos nove anos de idade quando ela pediu um presente a ele, e o mesmo disse que só daria se ela se entregasse. Depois aos doze anos a levaram para uma casa de prostituição lá ela conheceu o pai do seu primeiro filho Hernani, mas ele a traia, então se separou e conheceu o pai de Carolina com quem ficou casada por doze anos.
Carolina filha de Estamira traz história do pai, já falecido que sustentava a família, trabalhando como mestre de obras e sua mãe cuidava de casa, mas ele se envolvida com outras