Avaliação psicomotora
Nome: André Luiz
Idade: 3 anos
Mora: Pais e 3 irmãos (2 mais velhos e 1 mais nova)
Entrevista realizada com a mãe (Paula)
- Ele foi um bebê desejado, mas não planejado;
- A gravidez foi tranqüila, mas após o seu nascimento os pais ficaram se separando e voltando, o que, segundo a mãe, tornou o André um pouco mais agressivo até os 18 meses de idade. Quando eles reataram e resolveram ficar juntos, o André ficou mais sereno, mas voltou a ser agressivo com a chegada da irmã mais nova.
- O parto foi normal em um hospital público. Teve acompanhamento da obstetra do início ao parto. No dia em que a bolsa estourou, ela estava arrumando as roupinhas que o filho havia acabado de ganhar.
- O pai participou da gravidez, mas no dia do parto estava trabalhando e não conseguiu chegar a tempo, mas esteve ao lado dela todo o período no hospital.
- Amamentação também foi tranqüila. Ela gostou de amamentar. Começou a sofrer quando os dentes do André começaram a nascer e logo ela parou de amamentar e apresentou a mamadeira (por volta dos 4 meses).
- Usa chupeta até hoje para dormir e toma o leite da noite na mamadeira como a irmã pequena.
- Passou por todo o processo de engatinha, sentar, andar, balbuciar e falar, porém sua fala é muito enrolada (observei que tem dificuldades de ser compreendido ao falar e isso o irrita bastante, pois não tem paciência de repetir mais de uma vez). Já procurou uma fonoaudióloga pela clínica da família, mas deverá esperar chegar aos 4 anos para entrar na fila de espera por uma vaga pelo hospital público.
- Ela o pressionou para desfraldar. Brigava quando ele não pedia, quando sujava o banheiro o mandava limpara para aprender.
- Ele dorme bem quando está na cama dos pais e com chupeta. Nenhum irmão pode dormir ao lado da mãe, apenas ele. Caso contrário, ele não deixa ninguém dormir, pois fica chutando, puxando o cabelo, tira a chupeta da irmã mais nova, morde, etc.
- Passou por todo o