Avaliação para 5 ano portugues
Legalização da maconha ganha impulso no mundo
Matilde Campodonico
Das Américas à Europa, ao Norte da África e além, a legalização da maconha vem sendo discutida. Principalmente depois que o Uruguai fez História como o primeiro país a legalizar a cannabis, em dezembro 2013, seguido pelos estados de Colorado e Washington, nos Estados Unidos.
Cansados da violência associada ao tráfico de drogas e da ineficácia de práticas repressivas, os políticos estão animados com o incentivo, em sua maioria nos Estados Unidos, apesar da oposição dos conservadores. Alguns estão dispostos a testar políticas baseadas na saúde pública e não insistir na proibição, e há aqueles que vislumbram um setor potencialmente lucrativo na regulação da cannabis. [...]
Vinte estados dos EUA permitem a maconha para fins medicinais e vários discutem a possibilidade de permitir o uso recreativo.
Alguns países europeus, como Espanha, Bélgica e República Tcheca liberaram as leis sobre a maconha, mas a Holanda, famosa por seus cafés onde é possível usar a droga, recuou e começou a fechar esses estabelecimentos que funcionam perto de escolas e proibir a venda da droga a turistas.
Jornal O Globo 17 fev. 2014, disponível em:
< http://oglobo.globo.com/mundo/legalizacao-da-maconha-ganha-impulso-no-mundo-11619154>
1) Antes de responder, leia atentamente o texto:
a) Qual o primeiro país a legalizar a cannabis?
______________________________________________________________________
b) Quantos estados dos Estados Unidos permite o uso medicinal da drogas?
( ) 2 ( ) 10 ( ) 20
c) Segundo o texto, quais países da Europa também permitiram o uso da cannabis?
( ) Espanha ( ) Alemanha ( ) Bélgica ( ) República Tcheca
( ) Itália ( ) Holanda ( ) Grécia ( ) Inglaterra
d) Por qual motivo os políticos