Avaliação Nutricional
TEMA
Avaliação nutricional e consumo alimentar 1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar entre crianças de seis meses a dois anos de idade uma em creche de São Luís - MA.
2 JUSTIFICATIVA
Durante os dois primeiros anos de vida a criança apresenta acelerado crescimento e desenvolvimento, com expressivas aquisições psicomotoras e neurológicas. A desnutrição e as infecções são particularmente comuns nesse período, especialmente nos países em desenvolvimento, e há relevante prevalência de carências nutricionais nesse estágio de vida. A consequência imediata da má--nutrição durante esse período é o aumento da morbimortalidade e atraso no desenvolvimento mental e motor. Introduzir os alimentos complementares tardiamente também é desfavorável, pois pode ocorrer um retardo no crescimento da criança, além de aumentar o risco das deficiências nutricionais.(MODESTO;DEVINCENZI;SIGULEM,2007)
A alimentação é um aspecto fundamental para a promoção da saúde da criança. No entanto, nutrir, amamentar, comer e oferecer comida são práticas sociais.As práticas alimentares podem ser compreendidas não somente quanto aos alimentos habitualmente consumidos, mas também às condições que favorecem com que sejam habituais e consumidos, pois são determinados pela disponibilidade objetiva dos alimentos, por influências culturais, pelo modo de vida, pela introdução de novos alimentos através da mídia, entre outros.(ROTENBERG;VARGAS,2004).
Muitos desconhecem as orientações básicas com relação a alimentação nos primeiros anos de vida, podendo prejudicar o desenvolvimento das crianças, devido a isso a grande importância desse projeto é avaliar o estado nutricional em crianças de seis meses a dois anos.
3 PROBLEMA
Qual a classificação do estado nutricional e do consumo alimentar em crianças de seis meses a dois anos de idade frequentadoras de uma creche em São Luís-MA?
4 OBJETIVOS
4.1 Geral
Avaliar o estado