Avaliação no contexto escolar
O termo avaliação se faz presente em diversos ambitos de atividades humana. O pré- conceito, comparações, isso é avaliar, fazer juízo de valor, faz parte do nosso dia adia, de modo formal, por meio de pensamentos críticos que organizem e classifique a tomada de decisão.
Em qualquer nível de escolaridade , a avaliação, não está sozinha, ela está atrelada a uma serie de informações que vem acompanhado a vida do docente. O professor aparece como o avaliador, e classifica sentidos e dar nomes a avaliação, tornando-os critico durante sua pratica pedagógica.
A avaliação é encarada por maior parte dos alunos como algo tenebroso, gerando muita ansiedade, diversos professores não procuram diversificar sua forma de avaliação, tornando muitas vezes o processo repetitivo.
Diversos discentes podem apresentar em uma prova que sabem aquilo que certamente desconhecem e vice-versa, por tratar-se de uma pequena amostra do saber totalmente , “falso" e muitas vezes com intenção de prejudicar o aluno, aplicando um “castigo”, ocasionando alta tensão que gerará nos alunos vários resultados de acordo com a realidade de cada um. Em nossa prática odcente, enquanto profissionais da educação pensamos em formar cidadãos preparados para exercício da cidadania, é preciso pensar em planejamentos que concomitantemente com o cotidiano dos alunos, para isso é importante inovar os métodos tradicionais que não contribuem para uma aprendizagem que desenvolva no aluno a participação do processo de aprendizagem.
A aprendizagem consiste no verdadeiro sentido de aprender os conceitos, onde ele entenderá o mundo à sua volta. Partindo deste contexto, a avaliação terá que fazer parte de todo este processo, a avaliação deve ser contínua, onde o professor poderá observar o desempenho dos alunos descobrindo aspectos comuns as duas partes (aluno x professor) como possíveis impedimentos, por parte dos alunos e até mesmo dos métodos utilizados.
Medir para avaliar
A