Avaliação Neuropsicoligica e Apresentação de Casos

315 palavras 2 páginas
Atividade Supervisionada
Módulo 4- Disturbio Da Aprendizagem
Avaliação disciplina Avaliação Neuropsicológica e Apresentação de Casos

Município: Palmital PR Data 14/08/2015

Alunos
MATRÍCULA
NOME
51930
Juliana Daniélli Granero Dianin Nunes de Oliveira

Para postar esta atividade, clique em Meus Trabalhos > Link Enviar Arquivo. LEMBRE-SE de informar os códigos do seu grupo.

Produção textual com, no mínimo dez e, no máximo quinze linhas.

A avaliação neurocognitiva é um exame complementar, ou seja, é utilizado para o diagnóstico dos déficits cognitivos presentes nas patologias do sistema nervoso central, como a tomografia é utilizada para investigar a presença de um tumor ou de uma isquemia cerebral. A avaliação neurocognitiva não é como um exame de laboratório que se faz em alguns minutos ou horas, mas sim um processo de natureza clínica longo e demorado, que envolve a interação do examinador com a família e com o sujeito a ser avaliado.
Dessa forma, conforme o cenário acima exposto, descreva a melhor maneira de se realizar a avaliação neurocognitiva e suas principais etapas.

Os métodos de avaliação empregados são diversificados e geralmente o diagnóstico começa pela história clinica, ela serve principalmente para levantar hipóteses diagnósticas, o resto da investigação assume um caráter de testagem de hipóteses.
As hipóteses descartadas são eliminadas e as que não puderam ser descartadas continuam em pauta, nesta etapa diversos testes são utilizados, tais como: A observação do comportamento da criança durante a anamnese, durante a interação com a família e durante a realização das tarefas propostas; A realização de tarefas neurocognitivas retiradas da literatura internacional e pertinentes às hipóteses levantadas pela história clinica; A utilização de escalas respondidas pela criança, pelos familiares e pelos educadores; Eventualmente pode ser necessário observar o comportamento

Relacionados