Avaliação Mediadora
A avaliação mediadora e uma avaliação que se baseia principalmente em uma troca de informações do professor com o aluno, dessa forma o conhecimento que os alunos irão adiquirir, são desenvolvidos com a interação com o meio em que vivem.
Essa avaliação propõe o aluno uma aproximação maior com o professor, pois, neste estilo de avaliação e primordial a interação de aluno-professor, professor-aluno.
As formas de avaliação, são consideradas como parte do processo na construção de conhecimento, vale lembrar que nesse método de avaliação não existe prova e nem algo que requer uma nota do seu aluno e sim procurar fazer com que esse aluno aprenda de forma natural e sem qualquer tipo de pressão. Isso acontece por que na avaliação mediadora o professor tem que criar estrategias, para que possa criar situações desafiadoras para seus alunos, porque dessa forma o aluno acaba sendo desafiado a aprender é com isso essa ação se torna mais significativa.
Avaliação diagnóstica
Consiste em avaliar determinados conhecimentos específicos do aluno, antes de iniciar qualquer outra atividade. Ou seja é uma avaliação que ao invés de já propor o conteúdo ela identifica determinado conhecimento que o aluno já tem sobre o algo que será ministrado.
Essa avaliação não é definida uniformemente por todos os especialistas, Pois, é possível entender essa avaliação como uma ação para avaliar o inicio de um processo de aprendizado. Dessa forma fica possível obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes visando ensinar os processos de ensino e aprendizagem à partir do que se foi identificado em determinadas dificuldades que os alunos terão na iniciação da aprendizagem.
O principal objetivo dessa avaliação é identificar as características de aprendizagem do aluno, com intuito de realizar os melhores trabalhos de acordo com as características e dificuldades que serão identificadas através dos