avaliação lagoa do araça
Breve histórico
A "LAGOA DO ARAÇÁ" herdou seu nome do antigo "Sítio do Araçá", uma propriedade alagadiça da qual fazia parte e onde abundava a fruta "Araçá".
"Os araçazeiros são outras árvores que pela maior parte se dão em terra fraca na vizinhança do mar. A flor é branca e cheira muito bem. Aos frutos chamam araçazes, que são da feição de nêsperas, mas alguns muito maiores. A fruta se come inteira, e tem a ponta de azedo mui saboroso, da qual se faz marmelada, que é muito boa e melhor para os doentes de cãibras."
Notícias do Brasil - Gabriel Soares de Sousa - viajante (1587)
Ainda hoje, sobrevivem alguns pés de Araçá nas proximidades da "LAGOA DO ARAÇÁ".
A Lagoa do Araçá esta localizada no Recife ocupa uma área de 14,2 hectares e é uma das vinte e quatro Zonas Especiais de Proteção Ambientais (ZEPA). Apesar de encontra-se no centro da grande metrópole e ser alvo da grande especulação imobiliária e lazer, é ainda, uma feliz junção de beleza natural com cultural, o que é uma particularidade do local.
Ecossistema Manguezal-Lagoa do Araçá
O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais.
O ecossistema manguezal está associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa, a cobertura vegetal, ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra.
A riqueza biológica dos ecossistemas costeiros faz com que essas áreas sejam os grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies