Avaliação laboratorial
Este manual irá abordar os problemas presentes no LBR e as soluções para as melhorias dos mesmos, avaliando desde sua estrutura física até as técnicas de procedimentos realizados nos laboratórios.
Todo laboratório necessita seguir e adaptar padrões impostos pela ANVISA para assim ter uma infraestrutura adequada para técnicas que serão realizadas, como laboratórios corretamente localizados e equipados, e para utilizar métodos validados, com POPs para cada técnica e controle de trabalho, gerando resultados confiáveis e sem falhas.
Usaremos um processo operacional padrão no intuito de melhorar a qualidade da técnica, assim, gerando menores custos e havendo melhores resultados.
OBJETIVO
O Manual de gerenciamento laboratorial objetiva orientar os manipuladores das técnicas de Reprodução Humana Assistida – RHA, quanto a preparação dos materiais e ambientes de manipulação da técnica, realização dos procedimentos e obtenção de resultados de acordo com as exigências da ANVISA.
Objetivo específico
- avaliar o laboratório e diagnosticar os erros
- fazer um planejamento para resolução dos mesmos
- criar procedimentos operacionais padrão para limpeza, controle de qualidade, controle de temperatura, controle microbiológico, controle de toxicidade dos materiais utilizados
- elaborar planilhas para controle de estoque
- manter um controle de dióxido de carbono e nitrogênio líquido das salas de manipulação
- normatizar o uso de equipamentos de segurança – EPIs e de esterilização
DIAGNÓSTICO
Foi realizada a visita ao laboratório e foram apontado os seguintes erros: 1. Refrigeradores: não possuem numeração para identificação, não é catalogado o que há dentro dos mesmos, além de não possuírem um controle de temperatura com uma planilha de gráficos da variação do dia e não possui certificado de manutenção. 2. Estufas: não possuem controle de temperatura, qualidade, calibração e falta o controle microbiológico. 3. Balança: falta