Avaliação Institucional
Nos últimos anos, as escolas buscam constantemente redefinir e resignar o seu papel e a sua função social. A partir de 1995, os segmentos das esferas governamentais têm dado ênfase às ações para avaliar o Sistema Educacional, ou seja, avaliação do desempenho dos alunos como medida do trabalho pedagógico desenvolvido nos estabelecimentos de ensino. Neste módulo que tem como tema: Como desenvolver uma avaliação institucional na escola? Nos cinco capítulos que se seguem teremos como objetivo aprimorar o nosso conhecimento a cerca de um assunto gerador de grande polêmica que é a “avaliação”.
Unidade 1:
Quais os princípios, as finalidades e os objetivos da avaliação institucional? O tema visa avaliar a escola como um todo buscando identificar como está sendo desenvolvido cada uma das atividades que levam os alunos aprenderem e se tornarem cidadãos. Nele a avaliação institucional é tida como instrumento de melhoria da educação, onde prioriza identificação de dificuldades e sucessos a partir dai, formula ações com o objetivo de transformar o aperfeiçoamento da escola do sistema educacional. Concebe a avaliação como ferramenta de melhoria e democratização da educação com impacto positivo no processo de transformação social e não como criação de rankings. Vale a pena destacar a definição entre avaliação educacional e avaliação institucional. A avaliação educacional refere-se à avaliação de aprendizagem ou do desempenho de alunos (ou de profissionais) e à avaliação de currículos. Concentra-se no processo ensino-aprendizagem e nos fatores que interferem em seu desenvolvimento.
A avaliação institucional, por sua vez destina-se à avaliação de instituições (como a escola e o sistema educacional), políticas e projetos. Sua atenção está centralizada em processos, relações, decisões e resultados das ações de uma instituição ou do sistema educacional como um todo. Nesse sentido, para ser completa, a avaliação institucional