Avaliação hospitais na visão do paciente
Tema: Avaliação hospitais na visão do Paciente, Como medir?
Autor: Por Felipe Botto, diretor da Atos Consulting no Brasil.
Aluno: Antônio César Domingues
Neste artigo, Felipe nos mostra que nós anos 90, Robert Kaplan e David Norton desenvolveu uma nova visão gerencial estratégica, com o nome “Balanced Scorecard”.
O Balanced Scorecard fornece uma clara prescrição de como as empresas devem medir “para balancear” a perspectiva financeira com a estratégia da empresa.
Botto fala que o (BSC) é um instrumento de Planejamento e Gestão, que permite às organizações esclarecer suas visões e estratégicas. Segundo ele o Balanced
Scorecard não apenas um sistema de medição e sim um sistema gerencial.
Felipe explica que de acordo com os estudos de Robert e David a Metodologia sugere que a organização seja vista em quatro perspectivas:
Financeira
Cliente
Processos internos
Aprendizado e crescimento
No artigo, Botto, explica que algumas empresas foram adiante e implantaram um conceito de gestão mais robusto, chamado Pilotagem Estratégica.
Segundo ele (Felipe) a intenção do artigo é mostrar a atual necessidade da visão externa dos hospitais (uma visão de fora para dentro). Botto explica que seria importante propor uma medida, indicador ou um ranking para que usuários, governo, empresas de autogestão de saúde, planos de saúde avaliassem melhor o desempenho e confiabilidade dos hospitais.
Felipe fala que ao analisarmos melhor as perspectivas do cliente e de processos internos de um hospital, teremos indicadores para medir e acompanhar os serviços prestados pelos hospitais e o nível de satisfação dos pacientes.
Botto explica que poucas empresas e planos de saúde negociam acordos de nível de serviço complexos e que a melhor alternativa seria algo com ampla divulgação,
que possa ser consultado por toda população, de simples visualização para que seja identificado em qual nível de hospitais estaríamos sendo atendidos, um