avaliação heuristica
É uma adaptação para a avaliação de usabilidade, da metodologia de inspeção de softwares que são utilizadas para formalização de problemas ou defeitos de softwares. Para a realização da inspeção de usabilidade, primeiramente são reunidos os avaliadores, onde cada um representa um papel específico e tem por objetivo examinar aspectos relacionados a usabilidade de uma interface de usuário.
Avaliadores:
Especialistas em usabilidade;
Consultores de desenvolvimento de software;
Especialistas em um determinado padrão de interface;
Usuários finais;
Etc.
Cada avaliador deve realizar a sua inspeção individualmente dentro de um prazo estipulado. Para cada perfil de usuário, o avaliador assume um usuário específico e realiza as atividades informadas no cenário. Os grupos de avaliadores se reúnem para consolidar tudo que foi inspecionado por todos os avaliadores e redirecioná-los aos técnicos responsáveis para as devidas correções. Os métodos de inspeção de usabilidade podem variar de como os julgamentos que serão realizados e em quais critérios se espera que o avaliador se baseie em seus julgamentos.
Automaticamente;
Empiricamente;
Formalmente;
Informalmente;
3. Avaliação Heurística
A avaliação Heurística é um método de inspeção utilizado para realização de testes de usabilidade em interfaces de maneira rápida, barata e fácil. Este método foi proposto por Nielsen e Molich, em 1990, com o objetivo de encontrar problemas de usabilidade durante o desenvolvimento de sistemas interativos, para isso é realizada a inspeção da interface utilizando algumas diretrizes de usabilidade, chamadas de heurísticas, onde são descritas as recomendações para detecção dos problemas que comprometam a facilidade do uso do sistema inspecionado.
Exemplo de Heurísticas:
• Diálogo simples e natural;
• Falar na linguagem do usuário;
• Minimizar a carga de memória do usuário;
• Ser consistente;
• Prover feedback;
• Saídas claras