Avaliação em turmas numerosas
O interesse por esta pesquisa propôs como objeto de estudo apontar a importância da avaliação, seus conceitos em diferentes olhares, articulados às experiências vividas ao longo da minha vida profissional.
Destaca-se que este trabalho será desenvolvido a partir de fontes bibliográficas, visando a compreensão dos diferentes conceitos atribuídos, bem como seu papel no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula. Constitui uma reflexão sobre a avaliação do rendimento dos alunos em salas de aulas numerosas.
Não obstante a sua relevância, a avaliação tem alguns problemas que podem surgir devido ao método de avaliação escolhido, que variam em função do tamanho da turma e do tipo de aula.
Em turmas numerosas, maior parte das vezes, os professores têm menos tempo a dedicar à avaliação o que por consequência, observa-se, assim uma diminuição da quantidade de avaliações ou há tendência de se escolher uma avaliação de múltipla escolha o que atenua a pressão do professor e tem um efeito positivo nos alunos.
As discussões actuais que têm surgido a volta da avaliação no contexto escolar questionam se a avaliação produz resultados esperados. Por isso a sensibilidade da avaliação permite ao professor identificar os alunos que perceberam a matéria dos outros bem como assegurar que o elemento avaliado está directamente associado aos pontos centrais da matéria dada na aula.
Face ao exposto, levanta-se a seguinte questão: Como tornar objectiva avaliação dos alunos em turmas numerosas considerando que os professores que leccionam nestas turmas não tem tempo devido a acumulação de tarefas?
A avaliação em salas de aulas numerosas
A importância e a complexidade da avaliação, fazem desta um tema pertinente e perfeitamente actual em qualquer debate do fórum educativo.
O conceito de avaliação não está restrito ao campo da educação. Faz parte da vida, do nosso dia a dia, por isso, é uma actividade natural inerente ao próprio ser humano. Nhapulo et all,