avaliação educacional
A avaliação educacional escolar, como instrumento tradutor de uma pedagogia, não podera mudar sua forma se continuar sendo vista e exercitada no fundamento do mesmo corpo teorico- pratico no qual esta inserido.
Para que a avaliação educacional escolar assuma o seu verdadeiro papel , terá de se situar e estar a serviço de uma pedagogia que esteja preocupada com a transformação social e não com sua conservação. A avaliação deixara de ser autoritaria se o modelo socia e a concepção de educação tambem não forem autoritarios.
O primeiro passo para redirecionar os caminhos da pratica da avaliação é assumir um posicionamento pedagogico claro e explicito, de tal modo que possa orientar a pratica pedagogica, no planejamento, na execução e na avaliação.
Para não ser autoritaria e conservadora, a avaliação terá de ser o instrumento da identificação de novos rumos, para isso, a avaliação deverá ter o maximo de rigor possivel no seu encaminhamento. Em função disso, sua ação podera ser mais adequada e mais eficiente na perspectiva de transformação.
A avaliação deverá verificar a aprendizagem não a partir dos minimos possiveis, mas sim a partir dos minimos necessarios. É preciso que os conceitos ou notas médias de aprovação signifiquem o minimo necessario para que cada cidadão se capacite para governar.
Entao o medio pode não ser um medio de notas, mas um minimo necessario de aprendizagem em todas as condutas que são indispensaveis para se viver e xercer a cidadania, que significa a detenção das informações e a capacidade de estudar, refletir e dirigir as ações com adequação e saber