Avaliação economica de projetos
O crescimento económico pode ser definido como sendo o aumento sustentado de uma unidade económica durante um ou vários períodos longos. E é um fator importante e muito usado, pois está associado a conceitos como ‘recessão’, 'contração', ‘estagnação’, etc. É possível definir políticas para acelerar o crescimento econômico e melhor distribuir seus benefícios entre os membros da sociedade. E o planejamento pode ser entendido como um conjunto de ações e diretrizes integradas, que tem como objetivo principal promover o desenvolvimento econômico e social de uma região.
Metas do crescimento
Se o objetivo da economia é melhorar o nível de vida dos habitantes de um país, e se este nível é medido, basicamente, pela quantidade de bens e serviços de que dispõe cada um deles, a medição do crescimento deve ser feita através da quantificação do aumento dos bens recebidos por cada um dos habitantes, em dois períodos diferentes. Uma serie de medidas e de disposições devem ser adotadas para definir prioridades, critérios e instrumentos a fim de obter um rápido desenvolvimento econômico. O planejamento é o que vai definir as prioridades, critérios e instrumentos, ou seja, é o que determina a melhor maneira de combinar os recursos nacionais disponíveis, de maneira que os objetivos sejam atingidos.
As unidades de produção
Produção é o primeiro estágio em uma série de processos econômicos que levam bens e serviços às pessoas. Os setores de produção são conceitos abstratos de que a ciência econômica se utiliza para realizar os seus estudos. E é, portanto o local onde, mediante a presença de certos equipamentos, combinam-se os diversos insumos e o trabalho a fim de produzir determinados produtos e assim aumentar a oferta global de bens e serviços no mercado. O seu objetivo social é aumentar a oferta de bens e serviços. Para que isso ocorra é são necessárias algumas condições, a principal delas é que exista um coordenador: empresário