AVALIAÇÃO DOS RISCOS QUÍMICOS NUMA EMPRESA PRODUTORA DE PRODUTOS DE LIMPEZA: A LUZ DA FMEA COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE.
4125 palavras
17 páginas
BRASIL & BAHIA2013AVALIAÇÃO DOS RISCOS QUÍMICOS NUMA EMPRESA PRODUTORA DE PRODUTOS DE LIMPEZA:
A LUZ DA FMEA COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE.
G.M. Santos¹, E.A.MARQUES¹ e T.A. da Silva²
¹ Gutemberg Martins dos Santos, ¹Emanuelly de Arruda Marques- Graduandos do curso superior de Tecnólogo de
Segurança do Trabalho, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB, Campus Patos, email: gmartins85@hotmail.com; 2- Thayse Azevedo da Silva; Professora do IFPB campus Patos, Doutora em
Biotecnologia em Saúde pela UFRN, e-mail: thayse.silva@ifpb.edu.br.
Artigo submetido em 08/2013 e aceito em xxxx/2013
RESUMO
Este estudo baseia-se na aplicação da ferramenta de Análise dos Modos de Falhas e seus
Efeitos (FMEA) que tem com o objetivo analisar os riscos químicos de uma empresa produtora de material de limpeza, localizada no município de Santa Luzia, Paraíba, avaliando as condições insalubres. Utiliza-se a FMEA como ferramenta para analisar os pontos em que a empresa pode causar danos ambientais. Foi realizada uma pesquisa caracterizada como exploratória e descritiva, utilizando o método de estudo de caso. Os dados foram tratados de forma qualitativa e quantitativa, através dos parâmetros, baseado na FMEA.
Através dessa aplicação, foi constatado que a empresa estudada realiza o descarte de diversos tipos de
resíduos resultante de dois processos produtivos, produzindo 9 tipos de resíduos, sendo 8 considerados como de média ou moderada intensidade, 1 com intensidade baixa, dentre os quais 1 dos resíduos é descartado pelo esgoto e 8 são eliminados parcialmente, por meio do serviço publico. Considerando as informações acima, será de interesse desta proposta, oferecer aos trabalhadores e ao meio ambiente mais segurança e consciência ambiental em seu processo produtivo. PALAVRAS-CHAVE: FMEA, Resíduos Aspectos Ambientais e Impactos Ambientais.
RISK ASSESSMENT IN A PRODUCTION COMPANY OF CHEMICAL CLEANERS: A LIGHT AS A