Avaliação dos elementos bioestatistica
O presente trabalho deve ser feito em grupos de 3 alunos, no computador e entregue em mãos até o dia 24/10. Os critérios de avaliação incluirão organização, conteúdo, clareza, apresentação, e redação.
1- Indique 2 vantagens e 2 limitações de cada um dos tipos de estudo abaixo:
- Estudo de Coorte prospectivo: este estudo envolve grupo de pessoas com determinadas características em comum (ex.: mesmo ano de nascimento). O estudo de coorte geralmente é prospectivo tendo como vantagens a exposição não ser controlada e sim observada; é adequado para fatores de risco raros e doenças comuns. Também permite obter diretamente uma estimativa do risco relativo. As limitações envolvem o confundimento, tempo de duração e custos do estudo.
- Estudo de Caso-controle: neste estudo indivíduos são selecionados com base no status da doença (caso ou controle). Este estudo tem como vantagens: ser adequado para doenças raras duração e custo muito menores que estudos de coorte ou ensaios aleatórios. Dentro das suas limitações incluem-se a dificuldade em se identificar casos e controles (por razões diferentes) além da seleção de controles nem sempre ser óbvia e fácil de ser implementada.
-Estudo Transversal ou de Prevalência:
O estudo transversal ou de prevalência tem como vantagens o menor custo, duração e complexidade do estudo, além de estimar a prevalência da doença, exposição e outras características. Este estudo apresenta algumas limitações como susceptibilidade ao confundimento e a tipos especiais de viés além da relação de temporalidade entre doença e fator de risco.
2- Os dados abaixo dizem respeito a um episódio incomum que ocorreu na vida real a um grupo de 2206 pessoas.
Classe sócio-econômica Homens adultos Mulheres adultas Crianças Total N tx mort n tx mort n tx mort n tx mort
Alta 173 66,5% 144 3,5% 5 0,0% 322 37,3%
Média 160 91,9% 93 16,1% 24 0,0% 277 58,5%
Baixa 454 87,9% 179