Avaliação do uso de equipamento de proteção individual em procedimentos radiológicos pelos profissionais dentistas.
BRUNA ALVES
PROJETO DE PESQUISA
CASCAVEL
2010
Projeto de Pesquisa
1. Título do Projeto de Pesquisa
Avaliação do uso de equipamento de proteção individual em procedimentos radiológicos pelos profissionais dentistas.
2. Introdução Há décadas os pesquisadores tentam desvendar os efeitos que a radiação provoca no organismo. Sabe-se que a ação ionizante se faz sentir especialmente nos cromossomos, cujos efeitos se manifestam durante a divisão celular, causando a evolução anormal ou morte da célula. Os danos provocados são diretamente proporcionais à intensidade e freqüência da exposição às radiações, sendo assim os efeitos potenciais da radiação advinda de aparelhos de raios X odontológico são mínimos, sendo o risco de indução de um câncer fatal por uma radiografia panorâmica de 1:1.000.000 e por uma radiografia intra-oral de 1:10.000.000. Conforme a portaria nº 453 intitulada "Diretrizes de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico e Odontológico” estabelecida pelo Ministério da Saúde do Brasil, fica definido que em procedimentos radiológicos odontológicos deve-se usar equipamentos de proteção individual ao menor tempo de exposição possível, como uso de avental de borracha plumbífera em bom estado e com protetor de tireóide e gônadas, distancia mínima de 2 metros do cabeçote, entre outros procedimentos voltados para proteção do operador, da equipe e do paciente.
3. Problema da Pesquisa
A falta de proteção dos profissionais dentistas em procedimento odontológicos pode, em longo prazo, danificar o DNA celular causando mutação e desenvolvimento de tumor.
4. Objetivos
4.1. Objetivo Geral: - Avaliar o uso ou não de equipamento de proteção individual em procedimentos radiológicos pelos profissionais dentistas.
4.2. Objetivos Específicos: - Verificar se existe procedimento operacional padrão para a técnica radiológica; -