Avaliação do potencial de adsorção de íons cromo e zinco em efluentes, usando cinza de carvão mineral como material adsorvente.
Universidade de Passo Fundo.
Instituto de Ciências Exatas e Geociências. Curso de Química Bacharel.
Projeto de Pesquisa
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE ADSORÇÃO DE ÍONS CROMO E ZINCO EM EFLUENTES, USANDO CINZA DE CARVÃO MINERAL COMO MATERIAL ADSORVENTE.
Disciplina: Pesquisa em Química I e II Acadêmico: Cristian José Giertyas Orientadora: Prof.a MSc. Janaína Chaves Ortiz
Passo Fundo, setembro de 2012.
2
Cristian José Giertyas
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE ADSORÇÃO DE ÍONS CROMO E ZINCO EM EFLUENTES, USANDO CINZA DE CARVÃO MINERAL COMO MATERIAL ADSORVENTE.
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Química Bacharel, no Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo, como requisito parcial para aprovação nas disciplinas de Pesquisa em Química I e II, sob a coordenação da professora MSc. Clóvia Marozzin Mistura e orientação da professora MSc. Janaína Chaves Ortiz.
Passo Fundo 2012
3
RESUMO
A quantidade de íons Cr6+ e Zn2+ presentes em efluentes é motivo de preocupação, uma vez que estes íons podem causar danos ao meio ambiente e a saúde humana. O presente trabalho tem o objetivo aperfeiçoar metodologias utilizadas para a remoção de íons Cr6+ e Zn2+ em efluentes, usando como material adsorvente cinza de carvão mineral e, posteriormente, avaliar o poder de absorção do íon neste material, comparando os resultados a outras metodologias descritas na literatura. Os efluentes que serão utilizados neste trabalho são gerados pelo laboratório de análise de Solos e Fertilizantes da Universidade de Passo Fundo e por uma indústria galvânica.
Palavras-chave: Cromo, zinco, cinza de carvão mineral.
4
ABSTRACT
The large amount of Cr6+ ions and Zn2 + present in effluent is a concern, since these ions cause damage to the environment and human health. This work aims to improve methods used to remove ions Cr6+ and Zn2+ in effluents, using as an adsorbent material ash coal and then evaluate the power absorption of the