Avaliação do pne 2001-2007
Jequié
2012
Jéssica Oliveira Queiroz ¹
DOURADO, L. F. Plano nacional de educação como política de estado: Antecedentes históricos, avaliação e perspectivas.
Luiz Fernando Dourado possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Pós-doutorado em Paris/França na École des Hautes études en Siences Sociales (EHESS,2010). Atualmente é Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, professor titular aposentado e voluntário da Universidade Federal de Goiás, Membro do Conselho Superior da CAPES, Membro do Conselho Técnico Científico da Capes - ed. Básica, Editor da Revista Retratos da Escola/CNTE/Esforce, membro do conselho editorial das Revistas Linhas Críticas (UnB), Revista Brasileira de Política e Administração da Educação e Educação e Sociedade (cedes). Tem experiência na área de Educação e sociologia da educação com ênfase em política educacional, políticas e gestão da educação básica e educação superior.
Dourado em seu artigo, “Plano Nacional de Educação como Política de Estado: antecedentes históricos, avaliação e perspectivas”, têm em seu objetivo salientar a necessidade de que se constitua uma efetiva política de estado para a educação, e o quanto é importante a mobilização e participação da sociedade para que ocorra um progresso nos planos educacionais no Brasil. E também apresenta o Plano Nacional de Educação, ao qual dá enfoque para, o PNE 2001-2010.
Ele faz uma breve análise histórica dos planos de educação e suas relações com o planejamento no Brasil, expondo desde o pós-1930 as mudanças ocorridas no estado brasileiro no campo educacional, também passando pelo Manifesto dos Pioneiros da educação nova de 1932 que segundo Saviani,