Avaliação do livro de historia
O livro didático de História utilizado no ensino fundamental na Escola José Quaresma da Costa é uma obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: “Projeto Araribá- História”.
Foi escolhido pelos professores da área, por ser coerente com a proposta d conhecimento histórico e os anseios atuais.
O conteúdo é adequado, com grande quantidade de atividades, imagens, gráficos, tabelas, etc. Ou seja, está de acordo com o planejado pelos professores.
No Estado de Minas Gerais existe o CBC: Conteúdo Básico Comum, onde vem predeterminado o que será estudado. Os livros didáticos não seguem este planejamento estadual, então cabe ao professor fazer as adaptações.
O livro Projeto Araribá tem linguagem de fácil compreensão, é muito ilustrado com mapas, charges, linha de tempo, etc.
O manual do professor vem com sugestões de respostas, leituras complementares, apresentação da coleção, sugestões de atividades, etc.
O objetivo desse trabalho é analisar um livro didático de história, contando com seus subsídios teóricos. O foco desta análise foi analisar os conteúdos do livro contemplam os princípios apregoados na lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional (Lei n º 9.394, de dezembro de Dezembro de 1996) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais em relação à educação em direitos humanos e para formação da cidadania, como também administrar tanto os pontos positivos dele quanto os negativos, caso nele existam.
A partir da análise do livro didático, Observei principalmente o uso de suas metodologias e organização dos conteúdos.
No final de cada capítulo existe um texto complementar, esse texto incrementa informações que já foram atribuídas nos textos anteriores apresentando idéias que não estão no texto normal dos livros. Observei que algumas partes estão bem definidas no desenrolar da argumentação construída ao longo da história do trabalho e reflexões críticas, e as respostas não serão encontradas no texto, devem ser