Avaliação do livro de batalha espiritua<A igreja e a batalha espiritual
“A igreja, e a batalha espiritual, de Neuza Itioka”
Seminário GMS Brasil
Aluno: Carlos Alexandre da Silva Chang
Neste livro de batalha espiritual, Neusa Itioka escreve acerca do seu ministério e das suas posturas teológicas acerca de "batalha espiritual". Neusa itioka é a líder do Ministério Ágape, e defende a sua postura de colaboradora no Reino de Deus, ao aplicar os princípios de batalha espiritual na comunidade evangélica que lidera. Após uma breve introdução, a autora trata da posição e autoridade que a Igreja tem, dadas por Jesus Cristo, sobre os principados e potestades, sobre os espíritos malignos. Em seguida, ela oferece uma análise do mundo onde a Igreja está inserida, destacando o crescimento do ocultismo e da Nova Era em várias partes do mundo, particularmente no Brasil. A situação mundial é vista pela autora na forma de que todas as diversas manifestações de miséria e decadência, são resultado de influências espirituais malignas.
A autora faz uma apresentação dos princípios que regem a luta contra os principados e potestades, descreve que eles se alimentam da iniquidade humana ,exercem controle sobre as estruturas sociais, econômicas, e da igreja.
A visão de batalha espiritual, é aplicada com relação a missões e o trabalho pastoral ,a autora descreve as técnicas de batalha espiritual a serem usadas pela Igreja, como amarrar e destronar as potestades através da oração, identificar as entidades malignas, submeter áreas geográficas ao senhorio de Jesus Cristo, através de oração, orando numa determinada área geográfica.
A autora defende a tese de que crentes podem ficar envolvido por entidades malignas, e que além da conversão, é necessário romper com os vínculos feitos com essas entidades antes da conversão, esse rompimento é executado de forma verbal. A autora chama a atenção da Igreja brasileira para a realidade de que ela está, de fato, envolvida numa batalha espiritual com as hostes