AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DAS COMUNIDADES SOBRE QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO DISTRITO DE MAGUDE
AGRADECIMENTOS
A NUNISA agradece a todos entrevistados (as comunidades dos distritos de Namaacha, Magude e Moamba, os líderes comunitários, os funcionários das Direcções Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social, ONG’s locais e os membros dos Conselhos Consultivos) pela disponibilização do seu precioso tempo e informação para que tornasse possível a realização do presente trabalho.
Especial agradecimento vai para os Sr. Soares Director Executivo, Sr. Carvalho, Sr. Pedro, Sra. Nora e os Pontos Focais da Sociedade Aberta pela facilitação, suporte e partilha de experiência durante todo o processo de realização do estudo.
Agradecimentos também vão para os facilitadores Amadeu Cossa e Cinthia Costa, pela vontade e dedicação no processo de levantamento de informação.
RESUMO
A Sociedade Aberta e Trócaire com financiamento da Comissão Europeia, estão desde 2009 a implementar o projecto “Aumentar a Participação da Sociedade Civil nos Processos de Desenvolvimento Distrital, nos distritos de Magude, Moamba e Namaacha”. Estudos na área de saúde têm demonstrado crise no sistema de saúde, desde falta de medicamentos nas Unidades Sanitárias, aumento de profissionais de saúde, melhoria de condições de trabalho, incluindo os níveis de remuneração. Assim, no âmbito do projecto acima referido, definiu-se a necessidade da realização de uma pesquisa como instrumento para avaliar o nível de satisfação do cidadão pelos serviços saúde na sua área de actuação.
O presente estudo é do tipo Transversal (corte histórica), realizado nas Unidades Sanitárias das sedes dos Distritos de Namaacha, Magude e Moamba, consideradas de Referência a nível do Distrito. Foram realizadas 36 entrevistas individuais com uma duração de 25 a 40 minutos cada e 6 Grupos Focais compostos por 10 a 12 pessoas cada e com duração