Avaliação do design institucional
NA PEDAGOGIA EDUCATIVA DOS INDIVÍDUOS
Glauber Vinicius Santos de Oliveira,
Pós-Graduação em Comunicação e Novas Tecnologias.
Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior.
Resumo
A exposição debate a posição da avaliação do design institucional na pedagogia educativa dos indivíduos. Considera a importância da avaliação do planejamento do design institucional para uma pedagogia direcionada a arrecadar e catequizar indivíduos a instituição de ensino. Analisa o papel de ações avaliativas de caráter investigativo nas atividades práticas de design, para assegurar a qualidade do material final, assim como uma forma de legitimar a educação institucional. Conclui utilizando os dados da experiência apresentada para estimular uma discussão mais ampla sobre a avaliação formativa continuada no design e desenvolvimento de materiais utilizando uma pedagogia diretiva e afins.
Palavras- chaves: Avaliação, Design institucional, Pedagogia Diretiva, Critérios, Reflexão Crítica.
1. INTRODUÇÃO
Nossas pesquisas demonstraram a presença de pontos indissociáveis no ambiente avaliação do design institucional na pedagogia educativa dos indivíduos. Em outras palavras, os aspectos quantitativos sustentam os movimentos analíticos que materializam a abordagem da dimensão qualitativa do estudo.
O modo de construção do texto aqui recortado é oportuno registro dos seus vários movimentos: levantamento no portal de coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES) as referencias mais presentes e estudadas foram: Meira(2003), Perrenoud(1993), Valente(2003), Scriven(1983), Martino(2003), Duncum(2002b), Chalmers(2005), Chapman(1967); Lanier(1966); Mcfee(1961) Freedman & Stuhr(2004), Scriven(1983). Assim como trabalhos recentes no âmbito do design informativo de instituições de ensino superior tem nos deparado com alguns questionamentos sobre a melhor forma de planejar e desenvolver esta técnica. O design