Avaliação do desenvolvimento físico-motor de crianças de 4 a 6 anos de idade.
1. Introdução
O presente projeto trata-se da construção de um instrumento de avaliação para acompanhar o desenvolvimento físico motor de crianças de 4 a 6 anos de idade, e tem por objetivo ajudar o professor em sua prática avaliativa diária. O desenvolvimento físico-motor é um processo de mudanças no nível de funcionamento de um indivíduo, onde uma maior capacidade de controlar movimentos é adquirida ao longo do tempo. O desenvolvimento motor um conjunto de processos de mudança que têm lugar durante toda a vida, com acentuada expressão na infância e adolescência. Quer o tipo de movimentos quer o padrão desses movimentos mudem dramaticamente durante os primeiros 10 anos de vida, mostrando ritmos de desenvolvimento diferentes de criança para criança, ou seja, uma forte variabilidade inter individual, e diferenças de grupo para grupo. Espero que a construção desse instrumento avaliativo possa auxiliar professores a acompanhar mais detalhadamente o Desenvolvimento Físico-motor das crianças, e poder detectar problemas relacionados ao tema.
2. Justificativa: Mediante aos estudos realizados sobre avaliação do desenvolvimento físico-motor em crianças de quatro a seis anos, percebemos a importância da avaliação no processo ensino-aprendizagem no espaço-tempo denominado de sala de aula. Assim amadureceu a idéia de tentarmos desvelar a avaliação na Educação infantil, acompanhando o processo de construção de conhecimento da criança.
Coerente com essas preocupações salienta-se a importância deste estudo para fornecer dados para a construção de novas formas de avaliação na Educação Infantil, principalmente voltadas para a avaliação do desenvolvimento físico-motor mais em crianças de quatro a seis anos baseando-se nas necessidades de construção de novos instrumentos de avaliação.
Diante dos poucos instrumentos avaliativos do desenvolvimento físico-motor, procuraremos desenvolver