Avaliação do artigo “Formação Continuada para Professores de Química”
Disciplina:
Química em sala de aula 2
Professor:
Denise
Trabalho:
Avaliação do artigo “Formação Continuada para Professores de Química”
Aluna:
Ana Beatriz Santos
Turma:
LQ 351
A Fundação de Ensino de Contagem (Funec), buscando melhorar a formação do corpo docente do ensino municipal de contagem, desenvolveu um trabalho de formação continuada dos mesmos.
Tal trabalho promove encontros semanais, com duração de cinco horas de duração para que estes professores possam trocar experiências vividas em suas turmas e escolas, o que enriqueceria o ensino de química no município.
A estrutura do trabalho determinou encontros em dias fixos, o que possibilita ao professor planejar seus horários e facilitar sua presença nos encontros.
Outro fator diferenciado é a remuneração dos professores participantes destes encontros, fato que só estimula o professor a comparecer, além de valorizar sua dedicação ao trabalho e vontade de desenvolver-se, através desta troca com outros colegas.
Com esta interação, os professores são capazes de desenvolverem juntos soluções para a melhoria da aprendizagem, inovação no uso de recursos, idéias para a minimização do entendimento do corpo discente em assuntos complexos, formas de avaliação mais eficientes e menos estressantes, bem como inovações metodológicas no ensino de química, que até pouco tempo atrás, parecia encontrar-se eternamente engessado em um modelo complexo e maçante.
Tal trabalho pôde desenvolver nos professores a idéia do acompanhamento do raciocínio do aluno, desenvolvendo a idéia, construindo sua maneira própria de entender; bem diferente da exigência apenas do resultado final da compreensão, sem importar-se com o caminho que levou até ela.
O projeto, em si, parte de uma idéia muito simples e de excelente potencial, uma vez que experiências que deram certo nas escolas podem ser trocadas, bem como o resultado de experiências não tão bem sucedidas, fazendo com que, escolas que ainda não experimentaram tal