Avaliação diversificada
Principais Rios do Rio de Janeiro
Os principais rios do Estado do Rio de Janeiro são o Paraíba do Sul, Macaé, Muriaé, Piraí e Grande.
O Paraíba do Sul atravessa três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Treze milhões de pessoas de 175 cidades são abastecidas pela bacia do rio Paraíba do Sul. A 1.800 metros de altitude, na cidade de Silveiras (SP), nasce o Paraitinga que, mais à frente, formará com o rio Paraibuna o rio Paraíba do Sul. A nascente fica em uma fazenda. O rio deságua no mar, na Praia de Atafona, depois de percorrer 1.150 km e várias cidades. Suas águas são utilizadas para gerar energia elétrica para a região metropolitana do Rio de Janeiro.
O rio Macaé (antigo rio dos Bagres), com nascente na serra de Macaé, próximo ao pico do Tinguá (1.560 m de altitude), com curso de cerca de 136 km, apesar das agressões ambientais que já vem sofrendo é um dos últimos rios naturais do Estado do Rio de Janeiro.
O rio Muriaé é o afluente da margem esquerda do rio Paraíba do Sul e nasce da confluência dos ribeirões Samambaia e Bonsucesso, nas proximidades da cidade de Miraí, no estado de Minas Gerais. De sua nascente até a foz no rio Paraíba do Sul, o rio Muriaé possui cerca de 300 km de extensão, drenando uma área de 8.230 km². Seus principais afluentes são o rio Glória no território mineiro e o Carangola, já no Estado do Rio de Janeiro.
Cidade do Rio de Janeiro
Rio Acari O Rio Acari é um dos maiores cursos d'água do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Tem sua nascente na Serra do Gericinó e sua foz no Rio Meriti, o qual separa o município do Rio de Janeiro do de Duque de Caxias. O Acari vem do extremo oeste da cidade e termina na Zona Norte, não é assoreado e apresenta uma vazão d'água muito grande, incluindo alguns pontos com presença de mata ciliar. Foi um dos últimos rios do município do Rio de Janeiro a morrer