Avaliação desmistificada
A Avaliação para Hadji * * A avaliação deve ser construída a serviço da aprendizagem. A avaliação serviria, para levar o aluno à compreensão de seus erros e não mais cometê-los, e progredir, ao invés de ser tida como “perda de tempo” ou “peso desnecessário”. É nessa direção que se fala em evolução na questão da avaliação.
COMPREENDER 1. Compreender que a avaliação formativa não passa de uma “utopia promissora”; 2. Compreender que avaliar não é medir, mas confrontar em um processo de negociação; 3. Compreender que é possível responder a três questões pertinentes.
Compreender que a avaliação formativa não passa de uma utopia promissora? * Avaliação torna-se formativa na medida em que se inscreve em um projeto educativo específico, o de favorecer o desenvolvimento daquele que aprende, deixando de lado qualquer outra preocupação. A partir do momento em que informa, ela é formativa, quer seja instrumentalizada ou não, acidental ou deliberada, quantitativa ou qualitativa.
*
Compreender que avaliar não é medir, mas confrontar em processo de negociação? * * A avaliação não é uma medida. O que é uma medida? Medir significa atribuir um número a um acontecimento ou a um objeto, de acordo com uma regra .
*
O objeto ou o acontecimento não pode ser visto sob uma única dimensão. A medida não pode ser objetiva. As variações de nota que se verificam entre um examinador e outro para o mesmo trabalho vão bem além da incerteza normal. Em outros termos, a avaliação consiste em uma negociação, uma troca entre