Avaliação desempenho
1. INTRODUÇÃO
As práticas da Avaliação do Desempenho não são novas, desde que um homem deu um emprego ao outro, seu trabalho passou a ser avaliado.
Durante muito tempo, os administradores preocuparam-se exclusivamente com a eficiência da máquina como meio de aumentar a produtividade da empresa. A ênfase sobre o equipamento e a abordagem mecanicista da administração não resolveu o problema do aumento da eficiência da organização. O homem era visto como um objeto moldável aos interesses da organização e facilmente manipulável, uma vez que se acreditava ser motivado exclusivamente por motivos salariais e econômicos.
Constatou-se que as organizações conseguiram resolver os problemas relacionadas com a máquina, porém nenhum progresso foi alcançado em relação ao homem e a eficiência das organizações ainda estava a desejar .
Avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão pessoas, e possui como finalidade avaliar, como seu próprio nome já diz, o desempenho dos funcionários dentro de uma organização baseado em critérios pré-definidos.
Segundo CHIAVENATO (1999, p.189) "A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento".
Por meio da avaliação de desempenho é possível se fazer levantamento dos pontos positivos e negativos, pontos fortes e fracos dos funcionários, também é possível enxergar a competência existente neles.
Nesse conceito destaca-se a importância do processo de avaliação como instrumento fundamental para o desenvolvimento do indivíduo.
Neste trabalho destacamos o conceito teórico de autores sobre avaliação de desempenho relacionando as propostas identificadas por eles. Faremos também uma comparação dos métodos citados com o método de avaliação de desempenho utilizado por uma empresa de médio porte de estrutura familiar.
2. CONCEITO DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
A