Avaliação descritiva maternal
Muito alegre e disposta, está sempre brincando ou explorando o espaço que a cerca.
Anita desenvolve sua comunicação de maneira gradativa e natural interessando-se pelas brincadeiras, histórias e músicas, demonstrando encantamento por tudo que vê e ouve durante as vivências em grupo. Emite diferentes sons e pequenas palavras enquanto brinca, imitando a voz dos animais, nomeando-os e interagindo com as colegas e com o adulto. Observou-se que esta atenta a todos os estímulos sonoros a sua volta, respondendo com olhar de procura, sorrisos associados a palavras e movimentos labiais como se brincasse com os sons enquanto descobre as palavrinhas que eles podem expressar. Essa liberdade oportunizada nas vivências no grupo e no contexto família é a melhor forma de potencializar o desenvolvimento da linguagem. Anita passa pelo processo maturativo da aquisição de linguagem, desenvolvendo-se de acordo com o esperado para essa fase. Att,
Seu relacionamento com os coleguinhas é tranquilo, interagindo amigavelmente com todos, entretanto, quando contrariada, reage com chorinho, pois ainda demonstra dificuldade em compartilhar brinquedos. Com muito carinho e diálogo conseguimos acalmá-la e logo retoma a atividade.
Sabemos que este comportamento faz parte desta fase do desenvolvimento infantil e que até por volta dos três anos às crianças são egocêntricas, uma vez que as suas habilidades mentais não lhes permitem compreender que as pessoas podem ter critérios e crenças diferentes dos dela. “Nessa fase os pequenos ainda não desenvolveram a habilidade de compartilhar” (Jean Piaget, 1896-1980).
DISPONIVEL EM: http://www.marxists.org/portugues/vygotsky/ano/pensamento/cap02.htm
Segundo Vygostki (1998) a fase do egocentrismo se caracteriza pela fantasia de