Avaliação de riscos no trabalho
Faculdade de Engenharia – FAEN
Engenharia de Produção
Engenharia de segurança do trabalho
Thiago Gomes Mendoza
Professora: Mariana Lara Menegazzo
Dourados/MS
27/01/2014
Introdução
Os trabalhadores de enfermagem, inseridos na atividade de prestação de serviços de saúde, executam atividades que requerem grande proximidade física com o paciente pela característica do cuidar em enfermagem, bem como pela utilização e manuseio de materiais e equipamentos. A assistência de enfermagem favorece, por isso, a ocorrência de acidentes de trabalho (AT) e, de maneira expressiva, daqueles acidentes advindos da exposição a materiais.
Todos os profissionais envolvidos direta ou indiretamente com o cuidado de pacientes hospitalizados estão expostos a inúmeros riscos ocupacionais. Todo profissional de saúde que sofrer uma exposição com material contaminado com sangue ou secreção deve procurar rapidamente o serviço de saúde ocupacional ou a comissão de infecção hospitalar para orientação vacinação e tratamentos com fármacos, se necessário, pois o caso deve ser tratado como emergência médica.
Diante da importância deste tema, este trabalho tem como objetivo apresentar alguns dos riscos, doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e precauções que podem ser tomadas numa enfermaria para proporcionar maior segurança ao trabalhador.
Metodologia
Para realização do trabalho utilizou-se uma câmera fotográfica para registrar a enfermeira executando sua função. Foi feita uma breve observação da atividade e em seguida feito uma entrevista para coleta de dados referente ao trabalho.
EPI’s e EPC’s
Os equipamentos de proteção coletiva identificados são os recipientes para resíduos pérfuro-cortantes e placas de sinalização para evitar que transeuntes se acidentem ou atrapalhem o serviço.
Os equipamentos de proteção individual são regulamentados pelo Ministério do