Avaliação de riscos em unidades de captação de água
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
DISCIPLINA PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE
PROFª. ELIANA RONDON
Avaliação de Riscos em Unidades de Captação de água: Aspectos Ambientais e legais na proteção de mananciais
Alunos: Leonardo Cândido Moreira Sidney Marques Nabarrete José Roberto Tanus Soares Marcos Estrela Silveira
1.0 INTRODUÇÃO
Para que ocorra a distribuição de água potável para população de um modo geral, é necessário o tratamento da água captada na manancial. Os sistemas de tratamento de água compreendem desde o manancial de abastecimento, a captação de água, a estação de tratamento de água e a distribuição de água potável. E como uma indústria de transformação, uma estação de tratamento de água (ETA) transforma a matéria prima (água bruta) retirada da natureza, em produto final (água potável), ocorrendo neste processo, geração de resíduos que retornam ao meio ambiente, que geralmente ocorre de maneira inadequada.
2.0 OBJETIVO
O objetivo deste trabalho consiste na avaliação da vulnerabilidade do ambiente de trabalho no sistema de captação e tratamento de aguá, constatado através de visita técnica. Tendo ainda como objetivo da referida visita a identificação dos riscos existentes no local que afetam a vida dos trabalhadores, bem como sua interferência com o Meio Ambiente, relatamos alguns riscos percebidos na unidade de Captação de Água Bruta do Riberão do Lipa, na cidade de Cuiabá-MT.
3.0 DEFINIÇÕES DE RISCO
3.1 RISCOS AMBIENTAIS
São considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes no meio Ambiente de trabalho que em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição são capazes de causar danos a saúde do trabalhador, conforme classificação a seguir:
- Riscos Físicos – todas as formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como ruído, vibrações,