Avaliação de políticas públicas
O surgimento do Estado do Bem estar social é resultado do fracasso da Estado Liberal extremista, que culminou com a crise econômica de 1929, quando a intervenção Estatal mostrou-se fundamental e necessária para regular a tal de "liberdade" sem controle e recuperar a confiança nos mercados e na econômia americana. Todos os Estados puramente Liberais ou Socialistas fracassaram, por se apoiarem em ideais e filosofias extremistas. No caso da anitga União Soviética, socialista, também ficou claro o preço pago pelo povo soviético devido ao extremismo socialista imposto pelo Estado.
É sempre preciso aprender a compartilhar as responsabilidades e manter o equilíbrio em tudo, seja no relativo aos sistemas econômicos, sociais, educacionais, culturais, etc. Para tal configuração faz-se sempre necessário um agente interventor responsável e outro fiscalizador do "sistema". Com a globalização econômica e o advento da comunicação em massa, tudo passou a estar fortemente conectado, o que torna tudo muito mais transparente e visível.Isso é fruto da evolução tecnológica e cultural da humanidade.
Diante dos acontecimentos históricos ficou claro que é necessário um Estado meio "termo" entre as duas matrizes ideológicas, Capitalismo e Socialismo, que é o Estado do Bem Estar Social, observador e por vezes intervencionista. Já os fiscalizadores, somos nós cidadãos, que