Avaliação de método alternativo ao cloro para desinfecção de água
PARA DESINFECÇÃO DE ÁGUA
Rhuan Felipe Jeranoski (PIBIC – Fundação Araucária - UNICENTRO) Jeanette Beber de Souza (Orientador), e-mail: rhuanjeranioski@hotmail.com
Universidade Estadual do Centro-Oeste, Setor de Ciências Agrárias e Ambientais, Departamento de Engenharia Ambiental, Irati – Paraná.
Palavras-chave: ácido peracético, radiação UV, E.coli, colifagos.
Resumo:
O presente trabalho buscou avaliar a desinfecção através de processos de Radiação UV, Ácido Peracético e ambos sequenciais, a fim de obter a inativação dos microrganismos Escherichia coli e Colifagos adicionados em água sintética. Os ensaios foram realizados em batelada, com tempos e dosagens de APA e radiação UV variáveis. Os dois métodos obtiveram resultados eficientes chegando a completa desinfecção dos microrganismos com os valores utilizados, mostrando boa perspectiva na utilização do método combinado como alternativa aos sistemas convencionais baseados no uso do cloro como desinfetante.
Introdução
O objetivo primário da desinfecção da água é inativar organismos patogênicos, sendo o cloro o agente desinfetante mais usado em todo o mundo para esta finalidade, porém, nos últimos anos foram feitos estudos que comprovam que o cloro está sendo insuficiente para inativar por completo certos patogênicos que anteriormente eram desconhecidos. Além disso, o cloro, por ser oxidativo, libera subprodutos na água que podem causar câncer nos seres humanos, assim, atualmente, o grande desafio na área do tratamentos de águas e esgotos sanitários é a desinfecção por completo sem resquícios de subprodutos.
Uma das alternativas de desinfecção usada nessa pesquisa foi o ácido peracético (APA) que é um forte oxidante e tem sido muito utilizado como desinfetante ou esterilizante devido suas propriedades bactericidas, virucidas, fungicidas e esporocidas (BALDRY, 1982; BALDRY & FRENCH,1989).
O segundo modelo de desinfecção utilizado foi a radiação UV, que