AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL DA ANTIGA REPRESA - SAMANTHA
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL DA ANTIGA REPRESA - SAMANTHA
1. INTRODUÇÃO
O solo é um recurso natural não renovável, e a erosão acelerada do mesmo ocorre principalmente quando a terra fica descoberta, exposta à ação do vento e da chuva ou ainda quando submetida às secas prolongadas.
A represa que era localizada onde hoje foi construído o condomínio Samantha na cidade de Araras, se transformou em um córrego devido ao assoreamento do local. A prefeitura, na época, não fiscalizou o andamento da obra e não preveu uma análise dos impactos que poderiam ser causados com o decorrer dos anos.
O assoreamento é a obstrução, por sedimentos, areia ou detritos quaisquer, de um estuário, rio, baía, lago ou canal (WIKPÉDIA, 2011).
A avaliação dos efeitos causados pelo assoreamento, como danos ao meio ambiente, estabelece a necessidade de recuperar e preservar a área degradada.
2. OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é analisar o impacto causado pelo assoreamento da represa Samantha, evidenciando sua história através de fotos e mapas.
3. DESCRIÇÃO DOS IMPACTOS
Assoreamento é uma das causas de mortes de rios, e o homem vem acelerando esse antigo processo através dos desmatamentos, esbarrancamentos e outras ações que acabam por expor as áreas por aerosão. Além de desmatar, tem aerosão acelerada devido à declividade do terreno. Apesar de não “matar” os rios, o assoreamento pode aumentar o nível de terra submersa e ajuda a aumentar o nível das enchentes nos espaços urbanos e rurais de ocupação humana (WIKIPÉDIA, 2011).
Podemos observar nas fotos que a represa desapareceu pelo impacto causado devido à construção do Condomínio Residencial Samantha.
Figura 1 – Vista aérea do Jardim Samantha, onde se encontrava a represa.
Figura 2 – Vista aérea do Jardim Samantha, onde se encontrava a represa (determinada pela marcação em azul). Nas figuras abaixo, pode-se ver como está o local nos dias de hoje.