Avaliação de empresas
• Fluxo de caixa o O fluxo de dinheiro em um problema é representado por setas verticais. O dinheiro recebido é representado por uma seta para cima, começando em um ponto na linha de tempo que corresponde ao momento em que a transação ocorre; o dinheiro pago é representado por uma seta para baixo.
2
12/03/2013
Revisão – Conceitos Financeiros
• Taxas de juros o Taxas proporcionais são taxas de juros fornecidas em unidades de tempo diferentes que, ao serem aplicadas a um mesmo principal durante um prazo, produzem um mesmo montante acumulado no final daquele prazo, no regime de juros simples. o Taxa nominal é a taxa de juros em que a unidade referencial de seu tempo não coincide com a unidade de tempo dos períodos de capitalização. A taxa nominal é sempre fornecida em termos anuais, e os períodos de capitalização podem ser semestrais, trimestrais, mensais ou diários.
Revisão – Conceitos Financeiros
• Taxas de juros o Taxa efetiva é a taxa de juros em que a unidade referencial de seu tempo coincide com a unidade de tempo dos períodos de capitalização. o Taxas equivalentes são taxas de juros fornecidas em unidades de tempo diferentes que ao serem aplicadas a um mesmo principal durante um mesmo prazo produzem um mesmo montante acumulado no final daquele prazo, no regime de juros compostos.
q iq = (1 + it ) t − 1 × 100
Onde, iq = é a taxa de juros de deseja encontra; it = é a taxa de juros de tenho no problema; q = período que quero, t = período que tenho.
Revisão – Conceitos Financeiros
• Juros Simples o Podemos definir juros como a remuneração recebida pela aplicação de um Capital PV a uma taxa de juros i durante certo tempo n. Se essa remuneração incide somente sobre o capital PV e ao final do tempo n, dizemos que esses juros são juros simples. o Ao valor obtido ao final da aplicação do capital PV acrescido aos juros é chamamos de Montante FV.
J = PV × i × n J = FV − PV FV = PV (1 + i × n)
PV –